A pé ou de bicicleta: rotas de descoberta no Centro de Portugal

Quer seja amante de caminhadas ou de passeios de bicicleta, estas rotas pelo Centro de Portugal convidam a descobrir, sem pressas, um território único, cheio de tesouros e segredos.


Pode demorar um dia ou duas semanas. Partir à descoberta por si próprio, percorrendo quilómetros de história e paisagem, a pé ou de bicicleta, ou recorrer à ajuda de quem conhece bem o território para desvendar lendas e mitos, desportos radicais e grutas, ofícios tradicionais e mergulhos em locais desertos, tasquinhas e vinhos. São vários os percursos, muitos os quilómetros e diverso o enquadramento destes passeios, com tanto para descobrir. Uma viagem de descoberta a partir da plataforma Portuguese Trails, onde encontra guias, mapas e tracks, disponíveis para download.

Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal

As 12 aldeias históricas por onde passa são uma verdadeira viagem pelo passado e a tradição, um regresso à origem envolvido por silêncio e natureza. A sensação prolonga-se pelos 600 km de um traçado circular dividido em 12 etapas, que podem ser exploradas ao ritmo de cada um, a caminhar ou de bicicleta. Além de percorrer caminhos ancestrais por paisagem de grande beleza, entre Natureza e património. Com um pé dentro e outro fora do caminho, aventure-se a ir ainda mais longe com os programas propostos por quem conhece bem os locais, no ambiente bucólico das Aldeias Românticas da Raia, uma viagens de 8 dias de descoberta. Pode prolongar a estadia por 14 dias aprendendo um ofício tradicional numas férias verdadeiramente criativas, quer seja em oficinas de artesãos, cursos de pintura e fotografia ou festivais de arte. Também há programas de curta duração, para explorar durante meio ou um dia, descobrindo a Rota das Tradições do Xisto nas aldeias de Góis ou da aldeia que viveu séculos isolada do Mundo: Piódão. Conheça todos os parceiros, preços e duração dos programa ao longo da Rota das Aldeias Históricas.